Skip to main content
ombré wall

Aprenda a transformar seus ambientes com o efeito Ombré Wall!

Existem diversas maneiras de transformar um ambiente com técnicas de decoração, como móveis, quadros ou outros objetos decorativos. Mudando o efeito das paredes também é possível transformar qualquer ambiente, seja criando efeitos únicos, como a técnica do cimento queimado ou na aplicação de texturas. Hoje vamos falar e ensinar como criar mais um efeito incrível: o Ombré Wall. Esse efeito nas paredes dá um toque elegante e ao mesmo tempo aconchegante ao ambiente sem precisar de uma grande reforma. Confira!

ombré wall

A técnica Ombré Wall

Muitas pessoas confundem o Ombré Wall com o degradê devido à transição de cores. Mas as duas técnicas são diferentes. No Ombré Wall temos a composição gradiente de cores que fazem uma transição sutil, diferente do efeito degradê, que apresenta uma separação bastante visível entre as tonalidades.

parede com efeito ombré wall
IMG: Reprodução Graham

O Ombré Wall é uma técnica muito fácil e rápida de fazer. Você pode começar a composição das cores na parte superior ou inferior da parede, começando com um tom mais forte e terminando com um mais fraco para que as cores se misturem suavemente entre si. Para um resultado mais suave, o ideal é sempre mesclar entre dois ou três tons semelhantes na mesma parede, indo do escuro para o mais claro, de maneira que não seja possível identificar o ponto exato onde começa essa troca de cores e chegar a um resultado perfeito.

Essa técnica é perfeita e proporciona um efeito sofisticado e delicado com um tom calmante, fazendo com o que o espaço pareça maior, proporcionando uma sensação de amplitude no ambiente, por isso é ideal para quartos (inclusive de bebês), salas de estar e locais de relaxamento.

Como fazer o efeito Ombré Wall?

Existem vários métodos para criar este efeito em paredes, mas com essas dicas, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em pintura e utilizando os pincéis da Castor conseguirá fazer tranquilamente. Devido à transição suave entre cores, você pode aplicar a técnica em diferentes formas: horizontal, vertical e até a partir de composições geométricas, no entanto, a mais comum é a versão horizontal, pois dessa forma você pode pintar a intersecção em uma altura confortável para que não precise de escadas ou outros acessórios.

ambiente decorado com efeito ombré wall
IMG: Reprodução Pinterest
  • Antes de começar a pintura, é necessário um bom planejamento. Tenha um panorama de onde as cores começarão a se misturar e tenha essas alturas em mente, marque com um lápis os locais escolhidos se preferir.
  • Escolha sempre começar pela cor mais escura e evite fazer a transição entre os tons exatamente no meio da parede. Você pode esfumar a tinta usando um Bloco de Espuma macia da Castor, deixando o aspecto da pintura mais irregular e bonita.
  • Comece pintando normalmente a parede até a altura desejada. Com a tinta ainda molhada, borrife um pouco de água e dê pinceladas para criar o efeito esfumado e não deixar a parede com a aparência de divisão entre as cores.

 

Importante: não use rolo para fazer a mescla, use sempre um pincel macio da Castor. Assim, as cores vão se misturar mais entre si, faça movimentos na horizontal.

Na hora de fazer a transição entre cores, use sempre um pincel limpo e não use o mesmo que você utilizou para pintura, lembrando que ele deve estar sem tinta para que a mistura entre as cores seja mais delicada e sem excessos. E o ideal é sempre usar um pincel e bandeja diferente para cada tonalidade aplicada.

Com essas dicas Castor você conseguirá fazer o efeito ombré wall incrivelmente e deixar o ambiente da sua casa lindo e cheio de vida!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *