Skip to main content
mulher limpando porcelanato

Dicas para aprender a limpar porcelanato pós-obra

Não faltam tipos de pisos e revestimentos na hora de reformar ou construir, não é mesmo? Se você está considerando colocar porcelanato, talvez esteja pensando em como limpar porcelanato pós-obra ou reforma e no dia a dia. Neste artigo nós apresentamos algumas dicas para você realizar a limpeza do porcelanato de forma descomplicada, além de descobrir que é mais fácil do que você imagina. Confira!

mulher limpando porcelanato

O que é porcelanato e por que ele é tão valorizado?

O porcelanato é um material cerâmico utilizado em revestimentos de pisos e paredes. As diferenças entre o porcelanato e os pisos e revestimentos comuns estão, principalmente, na composição e em seu processo de fabricação.

No porcelanato são usados materiais mais nobres, que têm melhores propriedades físicas e químicas. Além disso, o porcelanato é prensado e aquecido a uma temperatura mais alta do que a temperatura usada nos azulejos. Esse processo mais elaborado, combinado com as matérias-primas de melhor performance, garantem que o porcelanato tenha maior resistência, menor absorção de água e uma aparência muito mais uniforme.

Por ser mais durável, ter um bom acabamento e ser de fácil limpeza, o porcelanato se tornou um dos revestimentos mais desejados do mercado. Por isso, muitas pessoas buscam informações sobre como limpar porcelanato pós-obra para manter o revestimento em bom estado por mais tempo.

A aparência brilhante e a superfície quase impecável do porcelanato é uma característica própria dele e não demanda muito trabalho para ser alcançada, como veremos a seguir.

Tipos e características dos porcelanatos

Os porcelanatos se diferenciam principalmente pelo acabamento superficial que, além de mudar o visual, confere pequenas diferenças na limpeza. É importante conhecer os diferentes tipos para saber como limpar porcelanato pós-obra de acordo com as características de cada um.

Conheça os principais tipos de porcelanato que você vai encontrar no mercado:

Polido

O porcelanato polido, como o nome já diz, tem uma superfície extremamente lisa e geralmente dá aquele efeito espelhado. O porcelanato polido é mais indicado para áreas internas e ambientes secos, já que quando molhado pode oferecer perigo às pessoas, pois tende a ficar muito escorregadio.

Esmaltado

Esse tipo de porcelanato recebe uma camada de esmalte que geralmente é utilizada para dar uma cor ou desenho desejado. Ele pode ter acabamento mais brilhante ou mais fosco e em diferente tons e cores.

Acetinado

Já o porcelanato acetinado geralmente é fosco e, ao contrário do polido, não tem aquela superfície extremamente lisa. Por ser um pouco mais poroso, ele consegue absorver mais água. Se você prefere um acabamento menos brilhante, esse tipo é bastante indicado.

Rústico

Já os porcelanatos rústicos são indicados para áreas externas e locais com umidade, como por exemplo, no banheiro. Por ter uma superfície mais áspera que os demais, o porcelanato rústico não é escorregadio e pode ser usado com segurança.

Como limpar porcelanato pósobra?

É importante saber como limpar porcelanato pós-obra, porque essa primeira limpeza é necessária para remover resíduos de materiais de construção e evitar o desgaste prematuro do revestimento.

limpeza de porcelanato

A primeira limpeza já deve ser feita durante e logo após o rejuntamento, que deve ser feito utilizando a Rejuntadeira da Castor. Oriente o profissional para tomar cuidado com a quantidade de rejunte aplicada, já removendo o excesso durante a aplicação. Assim que ele finalizar, você já pode varrer com uma vassoura macia, retirando as sobras que porventura estejam sobre o piso.

Depois, uma limpeza mais elaborada deve ser realizada no mínimo em 3 dias e no máximo em 14 dias após a colocação do revestimento e rejunte. Esse tempo é necessário para a cura do rejunte, que não deve receber água antes do tempo indicado pelo fabricante.

Depois do período de cura, veja o passo a passo para limpar porcelanato pós-obra:

  • Primeiro, retire o excesso de poeira e sujeira com um pano macio e seco ou com uma vassoura macia;
  • Em seguida, com o Bloco de Espuma Castor úmido, esfregue cuidadosamente o porcelanato, de forma que restos de rejunte, argamassa ou cimento sejam removidos;
  • Se houver manchas de tinta, utilize solvente apropriado para removê-las;
  • Enxague o piso com água;
  • Aplique um produto específico para limpeza de porcelanatos, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção, seguindo as recomendações do fabricante;
  • Limpe a sujeira com água e o seu porcelanato está pronto!

Como limpar porcelanato no dia a dia?

Felizmente, limpar o porcelanato no dia a dia não é tão trabalhoso como limpar porcelanato pós-obra. É recomendável utilizar apenas água e um detergente neutro para limpar porcelanato no dia a dia.

  • Primeiro, passe a vassoura ou o aspirador de pó para retirar a poeira da superfície;
  • Em seguida, passe pano com detergente neutro diluído em água;
  • Por fim, você pode passar um pano seco com um pouco de álcool para secar o porcelanato e evitar o aparecimento de manchas que podem surgir quando a água secar naturalmente.

Os porcelanatos do tipo acetinado e rústico são menos sensíveis do que os porcelanatos polidos e acetinados. Por isso, você pode esfregar com mais força. Nos polidos ou acetinados, use um pano macio e evite qualquer tipo de material abrasivo para não danificar o acabamento da superfície.

Além de saber como limpar porcelanato pós-obra, é importante conhecer alguns cuidados a serem tomados para conservar seu porcelanato sempre bonito:

  • Sempre que algum líquido cair no chão, limpe o mais rápido possível;
  • Nunca utilize produtos abrasivos e esponjas de aço;
  • Para uma faxina mais pesada, feita com menos frequência, utilize material de limpeza específico para porcelanato conforme indicação do fabricante;
  • Tenha bons tapetes e capachos nas entradas, de forma que as sujeiras mais grossas sejam retiradas dos sapatos antes de entrar.

Viu só como limpar porcelanato pós-obra e no dia a dia é fácil? Esse material é uma excelente escolha para quem quer praticidade, beleza e elegância para o seu lar, e a Castor tem as ferramentas e acessórios perfeitos para todas as suas necessidades. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e novidades!



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *