Skip to main content
aço galvanizado e aço inoxidável

Quais são as diferenças entre aço galvanizado e aço inoxidável?

Frequentemente nos deparamos com a necessidade de escolher entre uma ferramenta de aço galvanizado e aço inoxidável. Mas como escolher a melhor opção? Primeiramente, é preciso saber que existem algumas diferenças entre esses dois materiais, que explicamos melhor neste artigo. Acompanhe a leitura!

aço galvanizado e aço inoxidável

Aço Galvanizado e Aço Inoxidável

Aço galvanizado é aquele que passa por um processo chamado galvanização. Nesse processo o aço é revestido com uma camada de zinco bem fina, que impedirá sua corrosão. Esse zinco é aplicado de duas maneiras, a primeira através de um banho de imersão quente e a segunda utilizando a eletrogalvanização.

Já o aço inoxidável é feito recorrendo a uma mistura de aço líquido e uma solução com, no mínimo, 10% de cromo, que logo depois é pressionado e moldado, passando por um tratamento chamado decapagem para que sejam retiradas as impurezas do material, além da passivação responsável pela formação de uma camada não corrosiva.

Utilizações do aço galvanizado e do aço inoxidável

Uma das grandes diferenças entre o aço galvanizado e o aço inoxidável é a sua utilização. O aço galvanizado é utilizado principalmente na parte estrutural da construção das casas, como pregos, porcas e parafusos, e também igualmente utilizado para fazer cercas ornamentadas, sendo preferível a sua utilização ao ferro por conta da sua boa resistência à ferrugem.

Além da construção, o aço galvanizado também é utilizado na fabricação e estruturação de veículos pesados e outros automóveis comerciais e, devido à sua resistência à corrosão, também é utilizado nas máquinas de lavar roupas e louça, entre outros eletrodomésticos que entrem em contato direto com água.

Quanto ao aço inoxidável, sua principal utilização é na construção de grandes edifícios, pois sua composição é bastante robusta e resistente à ferrugem, também sendo muito utilizado para fabricar tubos de construção, canos e a maioria das ferramentas que entram em contato com umidade, como lâminas e equipamentos, talheres, entre outros.

 

VOCÊ SABIA?

A Castor produz desempenadeiras e espátulas em Aço Galvanizado e também em Aço Inox!

: desempenadeira de aço inox castor
Desempenadeira de Aço Lisa 12×27 

 

 

 

desempenadeira de aço inox castor
Desemp. Aço Inox 12×30

 

espátula de aço castor
Espátula Aço – Série 890
espátula de aço inox castor
Espátula de Aço Inox Série 790 

Quando não utilizar

O aço galvanizado é uma boa opção para muitas aplicações. No entanto, embora ele seja resistente à água e aos seus efeitos corrosivos, se ele sofrer exposição à água salgada, a camada de zinco desaparecerá e o resultado será um material oxidado. Caso você queira fazer uma cerca de cedro, por exemplo, também não deverá usar pregos de aço galvanizado, pois acontecerá uma reação em que a madeira ficará com manchas escuras.

Já no caso do aço inoxidável, a exposição ao cloro destruirá a camada de óxido existente que estava protegendo o aço. Por isso também nunca se deve colocar duas peças juntas, visto que o atrito entre elas pode romper essa mesma camada de óxido.

Conheça toda a linha de ferramentas de aço galvanizado e aço inoxidável da Castor e traga qualidade para sua obra! Compre em loja.castor.com.br.

Te esperamos lá!


Referência: Abinox


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *