Se você deseja fazer uma decoração diferente em casa mas não quer gastar muito, as técnicas de textura e grafiato em paredes são ótimas opções para dar uma nova cara a qualquer ambiente. O melhor de tudo é que você mesmo pode aplicar essas técnicas com as dicas que a Castor preparou neste artigo, confira!
Textura e Grafiato: qual a diferença?
É bastante comum confundir esses dois tipos de decoração de paredes, mas as duas técnicas possuem características diferentes. A principal forma de distinguir uma textura e grafiato é o visual da parede, como você vê a seguir:
Grafiato: o resultado dessa técnica é um aspecto mais rústico, com ranhuras e riscos salientes na superfície da parede.
Textura: apesar do grafiato ser um tipo de textura, nem toda textura é um grafiato. Isso porque a textura engloba diversas formas e efeitos, como círculos, xadrez, espirais e entre outros.
Características em comum das duas técnicas:
- As duas técnicas ajudam a controlar a umidade, protegendo a parede por mais tempo contra infiltrações por possuírem características mais densas.
- Alta durabilidade, secagem rápida e não possuem um cheiro muito forte.
- São técnicas econômicas que não exigem mão de obra especializada para serem aplicadas.
- Ambas são de fácil manutenção por serem laváveis.
O que você vai precisar:
- Espátula;
- Desempenadeira de aço (para fazer efeito textura);
- Desempenadeira Plástica Grafiato ( para fazer efeito grafiato);
- Rolo de lã para pintura de paredes rugosas;
- Trincha para pintura;
- Misturador;
- Lixa;
- Massa própria para textura;
- Primer acrílico;
- Bandeja para pintura;
- Caçamba;
- Fita crepe, jornais, lonas e/ou papelão.
- Prepare o ambiente
Proteja os móveis com a lona e forre o piso com jornais ou papelão e passe a fita crepe no entorno da parede escolhida para não manchar o teto, rodapé e extremidades das paredes em volta.
- Prepare a parede
Caso a parede apresente vestígios de tinta solta ou algum outro resíduo, utilize a espátula Castor ou lixa para raspar toda a superfície e garantir que a parede fique uniforme. Se a parede estiver com tinta brilhante, também será necessário lixar até que a pintura fique fosca. Além disso, certifique-se de retirar todo o pó ou sujeira com o auxílio de uma vassoura ou escova antes de aplicar a massa para textura.
- Aplique o primer
Em um balde ou bandeja para pintura Castor, coloque água e dilua o primer acrílico conforme orientações do fabricante. Com a ajuda do mexedor, misture bem até formar uma mistura homogênea. Após, aplique essa mistura com o auxílio do rolo de lã Castor, de forma que cubra toda a superfície e aguarde de 4 a 6 horas para a parede secar completamente.
- Hora de aplicar a massa
4.1 – Para grafiato:
- Pegue um balde ou uma caçamba e coloque água para diluir a massa para grafiato, de acordo com as proporções indicadas pelo fabricante;
- Coloque uma camada da massa em cima da desempenadeira de plástico para Grafiato Castor e inicie a aplicação na parede uniformemente, mantendo a mesma espessura em toda a superfície;
- Aguarde de 24 a 48 horas para a massa ficar totalmente seca.
4.2 – Para textura:
- Pegue um balde ou uma caçamba e coloque água para diluir a massa para textura, de acordo com as proporções indicadas pelo fabricante;
- Coloque uma camada da massa em cima da desempenadeira de aço Castor e inicie a aplicação na parede uniformemente, mantendo a mesma espessura em toda a superfície;
- Após aplicar toda a massa, é o momento de usar a mesma desempenadeira para “riscar” a massa, ou então espátulas, trinchas, esponjas, rolos próprios de textura, dentre outras técnicas, para te ajudar a chegar ao desenho idealizado. Veja alguns exemplos de textura e grafiato:

- Aguarde de 24 a 48 horas para a massa ficar totalmente seca.
Agora você pode abusar da criatividade e criar efeitos personalizados para as paredes da sua casa! Continue ligado no blog da Castor e fique por dentro de mais dicas de pintura e decoração.
Fontes: www.decorfacil.com
Share article on