Skip to main content
Pincel para Pintura de Paredes

Qual a melhor escolha: Pincel ou Rolo para Pintura?

Na hora de fazer uma pintura, sempre bate um dúvida sobre qual o tipo de tinta devemos usar seja para dar vida a ambientes, renovar portas, janelas, portões e qual ferramenta utilizar para que o acabamento fique perfeito, afinal cada tipo de tinta flui melhor com um pincel ou rolo de pintura específico.

Rolos de Pintura

Rolo de Pintura

Os rolos para pintura têm a vantagem de dar cobertura a superfícies mais amplas como paredes, e tetos, enquanto os pincéis ou trinchas são adequados para dar acabamentos em paredes, tetos, rodapés, portas, batentes, grades, e demais peças delicadas, decorativas ou com entalhes.

Ao escolher um rolo de pintura, considere sempre os seguintes fatores:

– Que tipo de superfície? Lisa, corrugada ou com textura?

– Que tipo de tinta? Acrílica, Sintética? ou Protetiva?

Rolos de lã com pelo alto são excelentes para dar cobertura a grandes superfícies e ótimo acabamento para paredes rugosas. São ideais para aplicação de tintas à base de Água ou PVA.

Já os rolos de lã com pelo curto proporcionam excelente acabamento para superfícies lisas. Podem ser usadas com tintas à base de água e proporcionam ótimo acabamento com esmaltes sintéticos, vernizes e demais tintas sintéticas.

Há também os rolos de espuma poliéster, que por serem mais resistentes, são indicados para aplicar esmaltes, tintas a óleo e vernizes em superfícies maiores e principalmente superfícies lisas. Possuem ótima absorção das tintas e esmaltes e, por isso, espalham com mais praticidade, tornando o processo mais simples e preciso.

Rolo de Pintura

Quer saber mais sobre que tipo de rolo usar de acordo com cada superfície? Temos uma página específica sobre o assunto. Veja tudo sobre os rolos!

Pincéis e Cerdas

Pincel para Pintura de Paredes

Já os pincéis são reconhecidos pela cor de suas cerdas. Aqui, na Castor, nós possuímos uma linha completa de trinchas, cada qual para uma aplicação diferente, com ótima qualidade e durabilidade.

Obs: trincha é o nome técnico de pincel. Na prática, são a mesma coisa. Veja, a seguir, os tipos de trincha e em que situação usar:

– Cerdas Gris para tintas à base de água, látex e PVA.

– Cerdas Pretas, para tintas sintéticas.

– Cerdas Brancas para verniz, stain e similares.

Conheça a linha completa dos rolos e pincéis da Castor! Com certeza você encontrará uma ferramenta que melhor se adaptará à sua necessidade.

Quer saber mais sobre os tipos de acabamento? Leia também: Qual tinta escolher? A superfície interfere? Acabamento fosco? Acetinado ou com Brilho?

Três dicas bônus

– Antes de usar o rolo pela primeira vez, lave-o normalmente em água corrente, evitando que fios se soltes no decorrer da pintura.

– O uso do thinner nos rolos de espuma pode prejudicá-lo, causando deformações.

– Guarde-os sob a proteção do clima e sempre limpos.



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *