Skip to main content
causas de bolhas na pintura

Bolhas na pintura? Aprenda a eliminar esse problema!

É comum observarmos em alguns imóveis, o surgimento de bolhas na pintura, principalmente nas paredes externas, que causam grande incômodo. Essas bolhas podem ocorrer por diversos motivos, que vão desde problemas com a umidade até a má preparação da superfície.

Se você costuma sofrer com esse problema, fique tranquilo, as bolhas podem ser facilmente evitadas e eliminadas, como você pode conferir na leitura deste artigo!

causas de bolhas na pintura

Entenda as principais causas das bolhas na pintura

Pintura sobre tinta antiga: Se as suas paredes foram pintadas sobre uma tinta antiga, descascando ou com retalhos de papel de parede ou adesivo, é possível que as bolhas apareçam. Nesse caso, a correção envolverá a remoção e a raspagem de todo o revestimento e tinta antigos, aplicação da massa corrida e, então, o preparo da parede para receber uma nova pintura.
Para a perfeita remoção da tinta velha, conte com a ajuda da Espátula de Aço Inox 80mm e da Raspadeira Castor.

Pintura sobre superfície com poeira: A presença de poeira prejudica a aderência da tinta. Além disso, quando a umidade absorvida naturalmente pela superfície evapora, ela abandona o substrato e “empurra” a película de tinta que, devido à má aderência, estica e acaba formando as bolhas.

Por isso, antes de pintar a parede utilizando os Rolos para Pintura da Castor, é importante lixar e limpar toda a superfície para retirar a poeira existente. Nesse caso, também será preciso raspar toda a tinta com auxílio da Raspadeira Castor e preparar a parede novamente para uma repintura.

Aplicação de massa corrida em áreas sujeitas ao contato com água: A massa corrida não suporta bem a presença de água. Quando isso acontece, ela passa a absorver muita água e acaba se “desmanchando”. Toda essa água absorvida tenta evaporar e acaba “empurrando” a tinta, criando as bolhas.

Normalmente, esse problema com umidade pode ser o causador dessas borbulhas nas pinturas novas. Nesse caso, será preciso resolver, primeiro, a umidade, para depois proceder com a pintura. Em algumas situações, ainda será necessário refazer o reboco utilizando a Desempenadeira de Aço Inox 12×30 para proteger melhor a parede.

Pintura feita sob superfícies úmidas: Além da aplicação de massa corrida em locais úmidos, pintar uma parede úmida pode levar à formação de bolhas. Isso também acontece quando pintamos uma superfície molhada ou quando a umidade do ar está acima de 85%, ou ainda logo após uma chuva.

Caso a parede não tenha sido lixada e a camada anterior apresente brilho, não haverá aderência adequada da nova tinta, levando ao surgimento de bolhas.

Será preciso, então, descascar a parede, fazer o lixamento com o auxílio da Lixadeira Plástica Castor e, depois, proceder com a repintura utilizando os incríveis Rolos para Pintura Castor. Fique atento às variações de superfície e tipo de tinta de cada rolo.

Preparação ruim: Nós já falamos aqui no blog o quanto a preparação da parede é fundamental antes de qualquer pintura. Se ela não for adequadamente lixada e limpa, a pintura poderá formar bolhas e descascar.

Calor: Caso a parede pintada esteja exposta ao sol ou a altas temperaturas (em geral acima de 29°C), é possível que as bolhas apareçam.

Aplicação excessiva de tinta ou massa: No momento da pintura, o ideal é sempre aplicar camadas finas e uniformes, com a tinta ou a massa corrida dissolvidas de acordo com as indicações do fabricante. Se isso não for feito, é possível que haja a formação de bolhas.
Para resolver, o mais indicado é entender o que está causando as bolhas na parede. Afinal, dependendo do motivo, a solução irá envolver um trabalho mais específico, como é o caso da umidade, que exige que a fonte do problema seja tratada para as bolhas desaparecerem.

Produtos usados para outra finalidade: Já nas paredes externas, a causa mais comum de bolhas na pintura é o uso da massa corrida PVA – um produto indicado apenas para uso nas paredes internas. Por isso, sempre preste atenção nas instruções do produto antes de utilizá-lo.

Para todas as fases de sua reforma ou pintura, a Castor tem as ferramentas ideais.
Garanta já as suas na Loja Castor.

Boas compras!

REDES SOCIAIS CASTOR

Texto inspirado em:
https://www.cec.com.br/blog/bolhas-na-pintura-saiba-como-eliminar?postId=470
https://blog.tocaobra.com.br/bolhas-na-parede/#:~:text=Pintura%20sobre%20paredes%20esfarelando%20ou,reboco%20e%20a%20massa%20corrida.

 



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *