Skip to main content
sala com pintura geométrica

Que tal mudar a decoração? Aprenda a fazer uma parede geométrica!

Uma das formas mais simples de mudar a decoração da casa é pintando as paredes. E você pode fazer isso seguindo uma opção fácil e de forma acessível, sabe qual é? As paredes geométricas. Confira neste artigo as dicas da Castor para aplicar essa técnica nos ambientes da sua casa.

sala com pintura geométrica

Técnica de pintura geométrica

O efeito geométrico é muito simples de fazer e você mesmo pode aplicar os efeitos em qualquer parede de maneira fácil e prática, dando uma cara nova aos ambientes de forma criativa.

Retângulos, quadrados, hexágonos e triângulos são apenas algumas das formas possíveis para criar composições modernas com muita beleza. Além das formas, ainda é possível escolher as cores que mais combinam com a sua proposta de decoração. Aliás, é bem aqui, na escolha das cores, que está o segredo para ter uma parede geométrica linda.

As cores na pintura geométrica

Uma parede geométrica de cores fortes e vibrantes deixa o ambiente mais moderno, jovial e descontraído. Enquanto uma combinação neutra e de tons pastéis agrega muito valor a decorações clean, conferindo aquele aspecto aconchegante que todo mundo adora.

sala com pintura geométrica

Para fazer uma parede geométrica não tem segredo e os materiais utilizados para a técnica são fáceis de achar. Quer aprender como fazer? Então confira o passo a passo a seguir:

Materiais necessários:

– Tintas (nas cores de sua preferência)

Pincel 2” Cerdas Sintéticas – Castor

Rolo de Espuma 9cm – Castor

Bandeja para pintura – Castor

– Fita crepe

– Tesoura

– Jornal para proteger o chão

Como fazer parede geométrica – Passo a passo

  1. Defina o desenho a ser pintado e o local

Defina o local e o estilo do desenho. Os tipos mais usados são o estilo mural ou somente um elemento geométrico. Um mural é o resultado da composição de muitos elementos em uma mesma parede, que pode ter diversas cores ou somente uma. O elemento geométrico pode ser retângulo, quadrado, círculo, uma reta, um arco, um semicírculo, etc.).

  1. Limpeza e Proteção

Inicie limpando a parede e deixando-a preparada para receber a nova decoração. Aproveite e forre o chão para protegê-lo de respingos de tinta.

  1. Faça um rascunho

Faça esboços para ter certeza do padrão geométrico que irá criar, eles podem ser simples, feitos no computador ou até mesmo no papel. Esses esboços darão uma ideia de como ficará o desenho. Os tons podem variar em uma tela de computador e ao vivo, mas mesmo assim já será possível ter um panorama geral de como ficará a harmonia de todos os elementos.

  1. Antes da pintura, tinta branca!

Se a parede que você pretende pintar for escura e a tinta for clara, o ideal será passar uma tinta branca na área a ser pintada. Esse cuidado diminuirá o número de demãos de tinta e evitará gastos excessivos.

  1. Passe o esboço para a parede

Com a ideia do que fazer já em mente, desenhe os elementos com um lápis na parede. Se preferir, pode desenhar com lápis de cor, preferencialmente de cor parecida com a tinta que será usada, já que o acabamento melhora bastante e ajuda no tracejado.

  1. Deixando os traços perfeitos

Comece a passar a fita em linhas retas na parede formando os desenhos, coloque fita crepe em todas as bordas. Para a pintura não ficar serrilhada, antes de pintar, passe nas bordas a mesma tinta do fundo da parede. Essa tinta irá selar a fita crepe que não deixará a próxima tinta passar, proporcionando aquele traço perfeito. A espessura da fita interfere no resultado final da parede, por isso fique atento a esse detalhe.

mulher pintando parede com fitas

  1. Defina a paleta de cores e calcule a tinta (com consciência!)

Depois de definir as cores, procure calcular a quantidade de tinta. Com elementos geométricos, não há necessidade de usar muita tinta, por isso é bom avaliar o que já existe em casa (sempre é bom verificar, para usar todos os produtos de casa e proporcionar uma vida longa às tintas). Se você tiver uma cor parecida em casa, mas deseja mudar ela, basta colocar um corante. Mas coloque aos poucos, para não passar do ponto.

  1. E, finalmente, a pintura!

Utilize um rolo pequeno, um pincel e uma bandeja pequena para colocar a tinta.  Comece a pintura por uma das tintas e somente inicie com a outra após finalizar uma cor. Em desenhos circulares, primeiro pinte internamente e depois vá para as bordas. Aguarde o tempo necessário de secagem da tinta, retire as fitas e faça os retoques necessários.

quarto com pintura geométrica

A parede geométrica pode ser feita em qualquer lugar da casa: quartos, sala, banheiros, cozinha e áreas externas. Basta você escolher o local e soltar a criatividade!

Para todas as fases de sua reforma ou pintura, a Castor tem o produto ideal.
Garanta já os seus na Loja Castor!

Boas compras!


Referências:
DecorFacil
Casa Vogue


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *