Faça Você Mesmo
Efeito Envelhecido
Efeito Decorativo com Textura, Tinta e Gel. A Castor apresenta aqui uma dica inovadora que vai deixar a sua textura com acabamento final em efeito envelhecido impecável.
Ferramentas Utilizadas
- Rolo de Lã Máster com Cabo – cód. 424
- Lixadeira – cód. 230
- Desempenadeira Plástica c/ Borracha cód. 023
- Bandeja Grande – cód 072 ou 075
- Folha de Lixa para Massa grão 220
- Tinta Acrílica na cor escolhida
- Gel Envelhecedor em tom contrastante
Dicas Importantes
- O efeito envelhecido deve ser feito sobre uma textura pronta, lixada, limpa e pintada com pelo menos 1 demão de tinta acrílica na cor escolhida.
- A textura pode ter sido feita com a massa lisa ou granulada.
- A quantidade de gel que é aplicada na superfície deve ser sempre a mesma. Evite reaplicar o gel para que não haja diferença de tonalidade no resultado final.
- A cor do gel deve ser mais escuro do que a textura para que o contraste apareça.
- O gel envelhecedor costuma secar muito rápido. Por isso, preste atenção às condições do tempo antes de iniciar esta etapa do trabalho. Evite dias muito quentes ou muito úmidos.
- O ideal é trabalhar em áreas pequenas, com até 2m2. Se possível com a ajuda de mais uma pessoa. Enquanto 1 aplica o gel, o outro tira o excesso.
- Comece e termine a superfície sempre no mesmo dia para não dar diferença na aplicação nem na tonalidade do gel.
- O gel pode ser aplicado com rolo de lã com pêlo mais baixo como o Máster, Hobby e até o Clean da Castor. Se a textura for pouco rugosa, pode-se usar também o rolo de Espuma poliéster.
- Para áreas menores, recantos ou detalhes use a trincha gris.
Passo-a-Passo
1
A textura deve estar pronta, lixada, limpa e pintada com pelo menos 1 demão de tinta acrílica.
2
Misture bem o gel e coloque na bandeja quantidade suficiente para umedecer o rolo de lã Hobby. Aplique em áreas não superiores a 2m2.
3
Com o gel ainda úmido, passe a desempenadeira plástica revestida com borracha para tirar o excesso. O efeito é imediato.
4
Limpe constantemente a desempenadeira com um pano úmido ou use um papel absorvente.
Lembretes:
- Preserve o Meio Ambiente!
- Cuide bem de todas suas ferramentas. Siga as orientações de limpeza e conservação das ferramentas Castor contidas neste site para poder reutilizá-las várias vezes. Recolha e guarde todos os produtos que sobrarem para outras aplicações.
- Avalie a superfície antes de iniciar o trabalho. Em caso de repintura, deixe a superfície limpa, isenta de poeira, gordura, partículas soltas ou desagregadas.
- Paredes novas, aguardar a cura do cimento por no mínimo 30 dias. Lixar a superfície para remover as partículas soltas e aplicar um fundo preparador de paredes na cor desejada para aumentar a fixação da textura na superfície.
- Leia mais sobre preparação de superfícies na seção “Dicas e Aplicações”.
- Use sempre equipamentos de segurança. Siga as orientações no site.