Skip to main content
Como preparar uma parede para ser pintada?

Como preparar uma parede para ser pintada?

O segredo de uma boa pintura é a preparação da parede. Existem detalhes que precisam ser observados para que o resultado final seja o que você espera. Veja no artigo de hoje:

– como preparar superfícies;

– importância da qualidade do material de pintura;

– como preservar as desempenadeiras.

Como preparar uma parede para ser pintada?

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o preparo das superfícies impacta diretamente na pintura. Sabendo disso, ressaltamos a importância de escolher materiais de QUALIDADE.

O uso de itens duvidosos pode trazer muita dor de cabeça e prejuízos. Castor é a escolha certa e garantida: 40 anos de atuação no mesmo segmento, estabelecendo uma relação transparente com seus clientes e oferecendo uma grande variedade de produtos de qualidade.

Como preparar superfícies que serão pintadas?

Para que as superfícies estejam adequadas à pintura, precisa-se investigá-las adequadamente. Deve ser observado a condição que a superfície se encontra e, então, procurar por problemas específicos. São eles:

  • Mofo;
  • Trincas;
  • Fissuras;
  • Bolhas e descascados.

Independentemente do quão nova é a superfície, sempre dê uma checada antes de iniciar a pintura. Veja agora como combater cada um dos empecilhos citados acima:

Mofo e bolhas

Combatendo mofo e bolhas

Mofo e bolhas nas paredes normalmente são causadas por umidade, falta de ventilação do ambiente, vazamento ou infiltração de água. Neste caso, é importante descobrir as causas para solucionar o problema.

A infiltração pode resultar pela falta de impermeabilização adequada do local ou da instalação incorreta do sistema hidráulico da casa. Os vazamentos seguem o mesmo pretexto – resolva-os antes de prosseguir com o tratamento da superfície.

Caso o mofo não seja por vazamento ou infiltração, a dica é lavar a área com uma mistura de água com água sanitária e depois enxaguar com pano úmido e deixar secar completamente.  Feito isso, aplicar uma seladora e pintar. Manter sempre o local arejado.

Bolhas ou partes soltas nas paredes podem ser removidas por uma espátula de aço ou raspadeira.  Caso tenha afetado muito a superfície, será necessário refazer o acabamento com massa de reboco com uma desempenadeira de aço.

 Com as superfícies corrigidas e acabamento refeito, lixe e limpe a superfície retirando totalmente a poeira com a lixadeira Castor, aplique um fundo preparador ou selador de paredes, aguarde a secagem total antes de aplicar a tinta de sua preferência.

Trincas e fissuras

Combatendo trincas e fissuras

As causas do aparecimento de trincas e fissuras podem estar relacionadas ao uso inadequado de argamassas, má aderência ou retração do revestimento, dilatação ou movimentação da superfície. Se forem maiores que 0,5mm, é recomendada a avaliação de um engenheiro habilitado.

Caso contrário, a correção é feita de maneira mais simples. Amplie a trinca ou fissura com  o abre-trinca, remova a poeira da superfície e aplique um fundo preparado para parede.

Em seguida, preencha a “fenda” com um impermeabilizante acrílico flexível ou sela trinca e coloque uma fita de poliéster para fechar a falha evitando que apareçam outras trincas ou fissuras em volta.

Lixe, limpe e pinte com a tinta escolhida.

Como preservar a desempenadeira corretamente?

As desempenadeiras são itens essenciais na construção civil, uma vez que desempenham uma relação direta com as superfícies de um ambiente.

Para tirar o máximo proveito dos produtos usados, a principal tarefa envolve o pós-uso. Ou seja, após utilizá-la na sua obra é recomendado que os seguintes passos sejam seguidos:

  • Retire o excesso de material que estiver contido na desempenadeira, logo após usá-la;
  • Lave bem com água e sabão;
  • Seque-a bem e guarde-a, de preferência em local arejado.

Esperamos ter ajudado na sua busca por paredes lindas em seu lar! E caso queira uma ajuda para reproduzir diferentes efeitos decorativos, clique aqui e confira nosso material exclusivo.



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *