Skip to main content
Sala integrada com cozinha

Valorize ambientes integrados de maneira personalizada

Tem sido cada vez mais comum nos depararmos com construções de casas ou apartamentos com espaços mais reduzidos e compactados para acomodar ambientes distintos, seja para estar, jantar ou cozinhar. Por vezes, soluções para pequenos ambientes podem ser aplicadas a outros maiores, tornando-os mais bonitos, confortáveis e melhor utilizados. Com pequenos ajustes, os resultados são ótimos.

Sala integrada com cozinha

Confira, agora, as dicas para valorizar ambientes integrados

De maneira geral, as salas têm formato retangular o que nos faz supor que podem ser usadas como sala de estar e jantar integradas. Quando muito reduzidas, tornam-se tão funcionais quanto as tradicionais (montadas em estilo americano, ou seja, aquelas integradas à cozinha normalmente separadas por um balcão).

Destacar uma parede com uma cor, um nicho, um canto ou colocar uma coluna em destaque (se houver) é uma das formas de organizar visualmente diferentes espaços com tamanho reduzido.

O uso de cores diferentes para dividir um cômodo deixa o ambiente mais atraente e organizado. Use cores mais claras caso o ambiente tenha pouca iluminação ou seja muito pequeno, pois isso ajuda a torna-lo mais claro e dá a impressão de ser mais espaçoso.

Aproveite e leia também “Descubra as sensações que as cores podem passar”.

Se quiser que combinem e harmonizem, a dica é destacar uma cor em um dos ambientes e no outro, usar esta mesma cor em objetos de decoração. Dê uma olhada como a parede da sala possui a mesma cor do sofá e outros objetos.

Ambientes Integrados

Tapetes são excelentes acessórios para delimitar espaços, mas pisos diferentes também podem cumprir muito bem este papel.

Ambientes Pequenos

Repare na imagem acima o tapete, que funciona como um indicador, avisando: este é um outro ambiente.

Outro recurso que promove amplitude ao espaço, muito utilizado em decoração de ambientes pequenos são os espelhos – que devem ser colocados de modo a não conflitar com os reflexos de luz da janela.

Com relação aos móveis, é fundamental que não comprometam o espaço e a circulação. Busque alternativas inteligentes de mesas, armários e aparadores que são flexíveis, dobráveis, suspensos, desmontáveis ou extensivos. Por serem versáteis, vão economizar ainda mais o seu espaço e garantir o conforto.

O que achou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar conosco? Deixe nos comentários a sua sugestão de decoração.



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *