Skip to main content
mofo e bolor na parede da casa

Problemas com mofo e bolor nas paredes? Então confira essas dicas para eliminá-los

Aprender técnicas de limpeza para tirar o mofo e bolor das paredes pode ser uma ótima solução, mas há casos em que a remoção superficial desses fungos não resolve o problema. A Castor separou algumas dicas simples e caseiras para você lidar com o mofo e bolor em paredes da sua casa. Continue a leitura e saiba mais!

mofo e bolor na parede da casa

O que é bolor? E mofo?

Bolor ou mofo são termos populares para designar os fungos filamentosos que vivem principalmente em lugares úmidos e escuros. O aparecimento de mofo na parede é decorrente da umidade na área, que apresenta fases diferentes da proliferação dos fungos. Rachaduras na pintura, pequenas manchas esverdeadas, em tons de marrom ou até mesmo pretas e cinzas são os primeiros sinais evidentes do mofo que se prolifera rapidamente, tornando a mancha bem maior em poucas horas ou dias.

Dicas práticas para resolver o problema

Essas dicas são valiosas e servem muito bem para tratar os casos menos graves de mofo e bolor em paredes. Confira.

  • Limpeza com água sanitária

– 1L de água;

– 50ml de água sanitária;

– 1 borrifador;

– 1 pano seco;

– 1 esponja macia.

Misture os líquidos e utilize o borrifador para aplicar a solução na área mofada. Deixe agir por 10 minutos e depois passe o pano para remover a umidade e limpar a área. Essa mistura elimina o mofo superficial e o cheiro de bolor que pode acarretar alergias, podendo ser utilizada em áreas maiores com o auxílio de aplicador apropriado e esponja para esfregar o local antes de passar o pano.

tirar mofo e bolor da parede

Vinagre + Bicarbonato

– 240 ml de vinagre branco;

– 1 colher de bicarbonato de sódio;

– 1 recipiente fundo (importante: essa mistura borbulha e pode transbordar);

– 1 borrifador.

Neste caso, basta repetir o procedimento do tópico anterior. Os resultados são bastante similares e você pode comparar e escolher a melhor opção de limpeza para tirar o mofo e o bolor em paredes.

produto de limpeza para tirar mofo e bolor

Mas fique atento! Caso a parede comece a descascar intensamente, interrompa o procedimento escolhido e busque auxílio de um profissional especializado para não danificar sua parede, pois o mofo pode não ser apenas superficial e pode comprometer a estrutura.

Pintando a área pós-limpeza

Se o processo de limpeza acabou desgastando a pintura no lugar onde o mofo estava, você pode pintar o local sem problema algum. Basta escolher a tinta com a cor desejada e colocar a mão na massa. O ideal é que a parede inteira receba a pintura, pois geralmente quando pincelamos uma pequena área, mesmo utilizando a cor exata da parede, há o risco da pintura ficar mofada.

A Castor pode te ajudar a facilitar o processo de pintura com as dicas deste artigo e o kit de pintura ideal, que já vem com rolo, trincha, bandeja, entre outros itens essenciais, para você pintar a parede com perfeição.

 Quando a melhor solução é a reforma

Devido ao fato da umidade ser o principal agente de proliferação do mofo, existem ambientes em que o aparecimento desse inconveniente é normal, como no caso de banheiros, lavanderias e/ou áreas externas e expostas ao meio. Entretanto, quando os fungos aparecem em outros locais, comprometendo a estrutura da argamassa, esfarelando a pintura ou ocasionando o desplacamento da parede, é necessário impermeabilizar a área afetada, pois apenas a limpeza e pintura não resolverão o problema que sempre voltará. Nesse caso, o ideal é que você busque o auxílio de um profissional para orientá-lo na questão.

 

Fonte: https://www.tuacasa.com.br/como-tirar-mofo-da-parede/



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *