Skip to main content
homem comprando em uma loja de material de construção

3 dicas essenciais para realizar uma logística eficiente em lojas de materiais para construção

Logística é o nome dado a uma especialidade da administração que trata da gestão do fluxo de bens, materiais e informações de empreendimentos como um todo, desde a aquisição do estoque até a entrega do produto. Neste artigo você entenderá a importância de um planejamento logístico e conhecerá algumas dicas para aprimorar a logística em loja de material para construção. Confira!

homem comprando em uma loja de material de construção
Imagem meramente ilustrativa

A logística em lojas de materiais de construção

A palavra que melhor define a logística é: planejamento. Neste segmento, a logística entra como um meio de viabilizar a oferta do produto certo, no lugar e tempo certos, nas melhores condições e com o melhor custo-benefício para o consumidor final. Veja a seguir 3 dicas que a Castor separou para ajudá-lo a otimizar a logística em loja de material para construção.

  • Planeje o estoque

É essencial planejar a disponibilidade de produtos no estoque para executar uma entrega eficiente de materiais de construção e pintura aos seus clientes. Esse planejamento deve ser realizado de modo a garantir a satisfação do consumidor com o cumprimento de prazos, redução de custos operacionais e proporcionar a redução do desperdício e o controle adequado do giro do estoque.

homem vendo a disposição dos produtos no estoque
Imagem meramente ilustrativa

A gestão logística do estoque garante a realização de um controle rígido dos itens comercializados pelo estabelecimento, ou seja, essa etapa do planejamento é responsável por contabilizar o que é vendido com o objetivo de fornecer informações importantes para o abastecimento do estoque de acordo com a oferta e demanda da loja.

Importante: fique atento à performance de cada produto diariamente e registre todos os dias a entrada e saída das mercadorias. Essa medida proporcionará as informações necessárias para você realizar um balanço da média de giro em seu estoque e identificar quais produtos e respectivas quantidades deverá comprar, de acordo com o perfil do seu negócio.

  • Faça previsão de demandas

Essa é uma excelente ferramenta para ajudar com a previsibilidade do fluxo de produtos e materiais a fim de garantir que as aquisições realizadas irão suprir e satisfazer a procura dos clientes. Além disso, a previsão de demanda também auxilia na redução de custos, pois evita aquisições de mercadoria em excesso, que podem levar ao desperdício e perdas desnecessárias, consequências negativas de um estoque encalhado.

  • Estabeleça parceria com fornecedores confiáveis

Um fornecedor confiável, que cumpra os prazos e entregue produtos com qualidade e desempenho excelentes, sem dúvidas é um item primordial da boa logística em loja de material para construção. Contar com bons fornecedores, além de ser fundamental para manter uma boa rotina e fluxo de mercadorias no PDV, proporciona mais tranquilidade para o responsável pela loja, que evitará as dores de cabeça provenientes de atrasos na entrega, falta de suporte em casos de problemas, entre outros transtornos.

Tenha em mente as seguintes perguntas para identificar um fornecedor ideal:

– O atendimento ao cliente é satisfatório?

– O fornecedor tem conhecimento aprofundado sobre os produtos que vende?

– Ele demonstra interesse na parceria e está disposto a esclarecer dúvidas?

– As avaliações de clientes e ex-clientes são positivas? – Uma rápida pesquisa na Internet pode ajudá-lo com este tópico.

– O fornecedor possui certificações dentro das exigências que assegurem a qualidade de seus produtos?

– A empresa do fornecedor trabalha com sistemas de controle internos atualizados para registrar e emitir informações?

Essas questões são essenciais para decidir firmar parceria com fornecedores responsáveis e confiáveis.

Ferramentas para pintura em sua loja de materiais de construção

estante de loja de material de construção
Imagem meramente ilustrativa

Se você possui um setor que comercializa artigos para pintura, acabamento e reformas em sua loja de materiais de construção, a Castor pode te auxiliar com a logística por meio do fornecimento das melhores ferramentas para pintura do mercado, com responsabilidade e um verdadeiro compromisso com a entrega de produtos de excelente qualidade, pelo melhor custo-benefício do mercado, suporte e pós-venda eficientes, além da garantia do cumprimento de todos os prazos de entrega. Entre em contato conosco e saiba como iniciar uma parceria de sucesso para sua loja de materiais de construção!

 

Fontes:
Artigo Logística; Blog Administradores (www.administradores.com.br).
Artigo Gestão de Estoque; Blog MicroUniverso (www.microuniverso.com.br)
Guia de gestão de lojas de material de construção; Blog CISS (www.blog.ciss.com.br)



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *