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construção de uma casa

Dicas para montar uma loja de materiais de construção e fazer uma boa exposição de produtos

Quem deseja começar a empreender e está à procura de um modelo de negócio lucrativo e, ao mesmo tempo, que não seja fortemente impactado pela crise econômica, montar uma loja de material de construção é uma ótima opção, visto que este é um nicho de mercado em constante expansão. A Castor separou algumas dicas valiosas para você saber por onde começar sua jornada empreendedora no ramo e montar uma loja de material de construção com uma estrutura eficaz na exposição de produtos. Mergulhe nessa leitura com a gente!

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Por que investir em uma loja de materiais para construção?

Montar uma loja de material de construção é uma ótima alternativa de investimento, uma vez que, segundo dados do SEBRAE, cerca de 81% das empresas deste segmento já estão consolidadas no mercado há mais de 10 anos, o que demonstra o grande potencial do seu novo negócio dar certo. Esse dado contabiliza mais de 140 mil lojas varejistas de materiais de construção, de acordo com levantamento realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).

Por onde começar? Avaliando o mercado

Como em toda pretensão de investimento, independentemente do setor de mercado, é necessário realizar uma análise específica para constatar as necessidades do segmento na região em que você pensa em abrir o negócio. Uma análise minuciosa no SWOT é essencial no processo de montar uma loja de material de construção. SWOT (do inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) nada mais é que o estudo aprofundado das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do negócio, que deve começar por um levantamento do público-alvo para definir direcionamentos, como porte da loja, mix de produtos, objetivo do empreendimento, valor a ser investido, entre outras considerações.

Montando sua loja de materiais de construção

Local, porte, estrutura, sortimento, fornecedor e nicho de atuação escolhidos? Então chegou o momento de montar seu PDV e investir na exposição de produtos de forma estratégica. Veja abaixo 3 dicas essenciais para organizar o espaço físico da sua loja:

  1. Distribuição dos espaços e estrutura

Lojas de material para construção geralmente oferecem uma vasta gama de produtos para atender desde pequenos reparos, como espátulas, pincéis, tintas, espumas, desempenadeiras, rolos, martelos, etc., até grandes obras com a oferta de máquinas para construção, como lixadeiras, compactadores de solo, misturadores de argamassa, entre outros. O importante aqui é separar as seções por nichos e dispor as mercadorias de acordo com essa separação, preferencialmente em uma ordem coerente de categorias de produtos, pois essa medida é determinante para facilitar que os clientes encontrem facilmente os materiais e equipamentos que precisam.

loja de material de construção

Os PDV’s que não seguem uma ordem de disposição de produtos tendem a ser consideradas desorganizadas e, consequentemente, veem suas vendas caírem devido à queda em sua procura. Uma ordem harmoniosa para adotar é a divisão por setores da seguinte forma:

  • Material de pintura;
  • Material hidráulico;
  • Material elétrico;
  • Ar e Ventilação;
  • Metais;
  • Rejunte e revestimento;
  • Argamassas, impermeabilizantes, colas, silicones e vedantes;
  • Lazer e Jardim;
  • Decoração.

Mas caso sua loja não trabalhe exatamente com essas categorias, basta seguir a mesma linha de raciocínio para realizar as divisões e subdivisões de setores e gôndolas, lembrando sempre de manter a loja minuciosamente limpa e organizada.

  1. Iluminação da loja

Uma boa iluminação é um diferencial capaz de ajudá-lo a aumentar as vendas sem precisar fazer nenhuma mudança drástica ou gastar muito. Isso porque a iluminação correta ajuda a destacar os melhores detalhes dos produtos, além de proporcionar melhor visualização dos materiais que você escolher colocar em evidência, uma vez que os clientes tendem a direcionar seu foco para produtos que chamem sua atenção, geralmente devido à iluminação certa.

  1. Garanta um fornecedor e produtos de alta qualidade para um estoque eficiente

A escolha do fornecedor é um dos principais pontos a considerar na estruturação de um PDV de materiais de construção civil. Essa deve ser uma seleção minuciosamente estudada, afim de garantir produtos de qualidade excelente produzidos e entregues por uma empresa confiável e reconhecida no mercado.

Geralmente, empresas especializadas em determinado segmento, como é o caso da Castor com a distribuição de ferramentas para pintura, são as melhores escolhas, pois entregam produtos fabricados com uma finalidade específica a partir de matéria-prima qualificada. Essas empresas usualmente também contam com estoques robustos e a pronta-entrega, um ponto importante que pode garantir que sua loja não sofra com a falta de produtos, principalmente em épocas de alta sazonalidade.

Conclusão

Investir nessas dicas pode te ajudar (e muito!) a montar uma loja de material de construção e obter o sucesso almejado com seu empreendimento. E você também pode contar com a parceria da Castor caso seu PDV possua no portfólio de vendas o segmento de ferramentas para pintura. Nós oferecemos linhas completas de produtos com excelente qualidade para pintura e acabamento, tudo a pronta-entrega. Acesse nossa página de produtos e entre em contato!

 

Fontes: www.blog.egestor.com.br e www.revistapegn.globo.com



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