Skip to main content
Casal calculando custos

Como calcular a quantidade de produtos para realizar uma obra?

A principal parte no planejamento de uma obra, sem dúvidas, é a escolha dos produtos e cálculo da quantidade de materiais necessária para realizá-la. A Castor separou algumas dicas essenciais para você acertar no cálculo de material de construção e economizar com a reforma da sua casa ou negócio. Continue a leitura e saiba mais!

casal fazendo cálculo

A importância do cálculo correto dos materiais para construção

Uma coisa que assusta todo mundo na hora de construir ou reformar é a palavra orçamento. É por isso que o cálculo deve ser realizado de forma eficiente e precisa, com uma margem segura de materiais para lidar com imprevistos, sem extrapolar o limite para evitar o desperdício, tanto de material quanto de dinheiro, além de evitar o contrário: a falta de produtos, que acarreta em prejuízos tão significativos quanto o excesso deles, pois as consequências vão desde o atraso da obra devido à insuficiência de materiais até a sua completa paralisação. Pensando nisso, neste artigo você aprenderá a calcular os principais materiais utilizados na realização de reformas e construções em geral, que são: cimento, areia, blocos, tijolos, tinta e ferramentas para pintura.

Como calcular?

Primeiramente, é preciso ter consciência que o cálculo de materiais para construção não é fixo, uma vez que depende do tipo de produto que será utilizado, sua qualidade e projeção de rendimento indicada pelos fabricantes dos produtos. No entanto, existem algumas técnicas que podem auxiliar a calcular a média necessária de acordo com os tipos de materiais. Conheça alguns desses macetes para realizar o cálculo logo abaixo:

Calculando a quantidade de tinta

Para saber a quantidade ideal de tinta, será necessário calcular a área das paredes já descontando os recortes (portas e janelas). Depois, é só multiplicar essa área total pelo número de demãos de tinta que você pretende aplicar.

Feito este cálculo, consulte o rendimento médio informado na embalagem do produto ou fale com um especialista para dimensionar a quantidade de latas para suprir a demanda de tinta em litros. Geralmente, os fabricantes indicam que cada lata com 18 litros cobre 90m².

O rendimento de tinta também está diretamente ligado à ferramenta utilizada, logo, escolher o produto certo ajudará a evitar o desperdício de material. Para cada tipo de parede existe um rolo ideal, como no caso do Rolo de Lã Microfibra Plus, indicado para pintura de paredes com textura, ásperas ou rugosas e do Rolo de Lã Topa Tudo, que proporciona ótima cobertura em superfícies lisas. As trinchas também são grandes aliadas no momento da pintura, pois garantem um fino acabamento em cantos, recortes, rodapés, etc. Confira aqui a linha completa de trinchas Castor e escolha a melhor para sua necessidade.

Cimento e areia

Uma forma muito comum de saber a quantidade de cimento e areia necessária, é realizar o cálculo utilizando a proporção de 3 partes de areia para cada parte de cimento, considerando 20 litros de areia para cada metro quadrado de construção.

Ou seja: 20/3 = 6,67 litros de cimento por metro quadrado (m²). Se multiplicar 20 e 6,67 pela área das paredes, você saberá a quantidade de cimento e areia necessária em litros.

Agora, basta realizar a conversão dos valores, pois a areia é vendida por metro cúbico (m³), dessa forma, você precisará dividir o valor por 1000. Já o cimento é vendido em sacos com um volume predefinido e informado pelo fabricante, sendo assim, será necessário dividir o volume total calculado pelo volume contido em cada saco de cimento para encontrar a quantidade do produto necessária para sua obra.

Importante: para economizar cimento e areia, busque preparar as quantidades ideais para serem usadas em um tempo hábil para evitar o desperdício dos produtos.

Blocos e tijolos

O primeiro passo para este cálculo é multiplicar o comprimento da parede a ser erguida pela sua altura, incluindo todos os recortes que serão realizados posteriormente, como portas e janelas.

Depois, calcule a área ocupada por cada bloco multiplicando seu comprimento (b1) pela sua altura (b2), adicionando também a espessura da junta entre as peças (e) no cálculo da área ocupada pelo tijolo ou bloco, como você vê a seguir:

Número de blocos ou tijolos = área da parede / (b1+e) x (b2+e).

Esses são os principais macetes para calcular os materiais para construção mais essenciais em uma obra ou reforma. Gostou das dicas? Então continue ligado no blog da castor e fique por dentro de todos os conteúdos exclusivos!

Lista de indicações de materiais:

Fonte: www.resdil.com.br

 



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *