Skip to main content
paredes com textura e grafiato

Textura e Grafiato: saiba como aplicar esses elementos em paredes

Se você deseja fazer uma decoração diferente em casa mas não quer gastar muito, as técnicas de textura e grafiato em paredes são ótimas opções para dar uma nova cara a qualquer ambiente. O melhor de tudo é que você mesmo pode aplicar essas técnicas com as dicas que a Castor preparou neste artigo, confira!

paredes com textura e grafiato

Textura e Grafiato: qual a diferença?

É bastante comum confundir esses dois tipos de decoração de paredes, mas as duas técnicas possuem características diferentes. A principal forma de distinguir uma textura e grafiato é o visual da parede, como você vê a seguir:

Grafiato: o resultado dessa técnica é um aspecto mais rústico, com ranhuras e riscos salientes na superfície da parede.

Textura: apesar do grafiato ser um tipo de textura, nem toda textura é um grafiato. Isso porque a textura engloba diversas formas e efeitos, como círculos, xadrez, espirais e entre outros.

Características em comum das duas técnicas:

  • As duas técnicas ajudam a controlar a umidade, protegendo a parede por mais tempo contra infiltrações por possuírem características mais densas.
  • Alta durabilidade, secagem rápida e não possuem um cheiro muito forte.
  • São técnicas econômicas que não exigem mão de obra especializada para serem aplicadas.
  • Ambas são de fácil manutenção por serem laváveis.

O que você vai precisar:

  1. Prepare o ambiente

Proteja os móveis com a lona e forre o piso com jornais ou papelão e passe a fita crepe no entorno da parede escolhida para não manchar o teto, rodapé e extremidades das paredes em volta.

  1. Prepare a parede

Caso a parede apresente vestígios de tinta solta ou algum outro resíduo, utilize a espátula Castor ou lixa para raspar toda a superfície e garantir que a parede fique uniforme. Se a parede estiver com tinta brilhante, também será necessário lixar até que a pintura fique fosca. Além disso, certifique-se de retirar todo o pó ou sujeira com o auxílio de uma vassoura ou escova antes de aplicar a massa para textura.

  1. Aplique o primer

Em um balde ou bandeja para pintura Castor, coloque água e dilua o primer acrílico conforme orientações do fabricante. Com a ajuda do mexedor, misture bem até formar uma mistura homogênea. Após, aplique essa mistura com o auxílio do rolo de lã Castor, de forma que cubra toda a superfície e aguarde de 4 a 6 horas para a parede secar completamente.

  1. Hora de aplicar a massa

4.1 – Para grafiato:

  • Pegue um balde ou uma caçamba e coloque água para diluir a massa para grafiato, de acordo com as proporções indicadas pelo fabricante;
  • Coloque uma camada da massa em cima da desempenadeira de plástico para Grafiato Castor e inicie a aplicação na parede uniformemente, mantendo a mesma espessura em toda a superfície;
  • Aguarde de 24 a 48 horas para a massa ficar totalmente seca.

4.2 – Para textura:

  • Pegue um balde ou uma caçamba e coloque água para diluir a massa para textura, de acordo com as proporções indicadas pelo fabricante;
  • Coloque uma camada da massa em cima da desempenadeira de aço Castor e inicie a aplicação na parede uniformemente, mantendo a mesma espessura em toda a superfície;
  • Após aplicar toda a massa, é o momento de usar a mesma desempenadeira para “riscar” a massa, ou então espátulas, trinchas, esponjas, rolos próprios de textura, dentre outras técnicas, para te ajudar a chegar ao desenho idealizado. Veja alguns exemplos de textura e grafiato:
modelos de paredes com textura e grafiato
Imagem: www.fixecomassa.com.br
  • Aguarde de 24 a 48 horas para a massa ficar totalmente seca.

Agora você pode abusar da criatividade e criar efeitos personalizados para as paredes da sua casa! Continue ligado no blog da Castor e fique por dentro de mais dicas de pintura e decoração.

Fontes: www.decorfacil.com



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *