Skip to main content
Tendências de Cores para 2018

Tendências de cores e decoração para 2018

Para sair da monotonia e dar uma nova cara à sua casa, confira agora mesmo as tendências de cores e decoração para 2018. O novo ano está chegando e com ele há de vir certas mudanças! Por que, então, não começar renovando os cômodos do seu lar?

Para quem ainda é novo no assunto, é importante ressaltar que as cores desempenham um papel de influência nos seres humanos considerável, e cada tonalidade está atribuída a uma sensação diferente. Intrigante, não é mesmo?

Saiba, também, quais cores escolher para cada ambiente em nosso artigo… Continue lendo abaixo!

Tendências de Cores para 2018

A Pantone já apresentou as tendências de cores para 2018 e, por ter autoridade mundial no assunto, seguiremos suas referências nesse post. Para escolhê-las, a empresa investiga diversos setores, como moda, arte, televisão, teatro, filmes e até bens de consumo, entre muitos outros.

E o resultado da busca se dá por oito paletas e a cor do ano, cujos nomes são:

Ultra Violet

Tendências de Cores para 2018

Escolhida como a cor do ano, o Ultra Violet é um tom de roxo mais escuro, o que demonstra originalidade e mistério.

“Vivemos em tempos que precisam de criatividade e imaginação. É esta energia criativa e inspiradora que nos traz a cor indígena PANTONE 18-3838 Ultra Violet, um roxo resultante do azul escuro, que eleva as nossas expectativas aos mais altos níveis. Evocando a exploração de novas tecnologias e das grandes galáxias, com a sua expressão artística e reflexões espirituais, o intuitivo Ultra Violet ilumina o caminho daquilo que ainda está por vir”. – Leatrice Eisenman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.

Tendências de Cores para 2018

Aqui um exemplo de aplicação da cor.

Verdure

Repleta de tons esverdeados inspirados na natureza, são responsáveis por simbolizarem saúde e tranquilidade, assim como bem-estar.

Tendências de Cores para 2018

Resourceful

A palavra “resourceful” em inglês significa algo como criativo e engenhoso. Essa paleta recebe tal nome devido a sua proposta de combinar tons opostos, quentes e frios, num mesmo ambiente.

Tendências de Cores para 2018

Playful

Playful significa divertido. E não haveria um nome mais apropriado para esta paleta, já que é composta por tons alegres e fortes, como amarelos e azuis.

Sorria! Essa é a mensagem de Playful.

Tendências de Cores para 2018

Discretion

Tons leves e discretos são excelentes escolhas e combinam muito bem entre si. Segundo a completíssima pesquisa da Pantone, tons rosados claros e envelhecidos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e, por isso, estão presentes nessa paleta.

Eles também podem ser usados para decorações vintage.

Tendências de Cores para 2018

Far-fetched

Cores terrosas podem ser muito bem exploradas e trazem consigo a mistura de diversas culturas.

Tendências de Cores para 2018

Intrincacy

Tons de amarelo e chumbo, com um toque especial do metálico são as apostas desse modelo inovador.

Tendências de Cores para 2018

Intensity

Luxo, sofisticação e, é claro, INTENSIDADE. Com contrastes e combinações fortes, o resultado são ambientes com um ar de poder. O preto com dourado e/ou vinho é um velho conhecido que volta com força!

Tendências de Cores para 2018

TECH-nique

Cores vibrantes e perolizadas fazem parte da TECH-nique e, segundo Eiseman, diretora executiva da Pantone, elas “parecem brilhar de dentro para fora”. A escolha do nome é uma alusão à tecnologia da era em que vivemos.

Tendências de Cores para 2018

Dicas rápidas para escolher as cores dos ambientes

Se quiser dar a impressão de um ambiente maior do que ele é, opte por cores claras. Em contrapartida, se quiser deixa-lo menor use cores escuras.

Para a cozinha e sala de jantar (áreas de alimentação), cores quentes como o amarelo e o laranja são uma ótima opção, já que estimulam a fome.

Mas não exagere! Essas cores quentes citadas combinam muito bem com branco, passando uma imagem estimulante e serena, ao mesmo tempo. Ainda nesses locais, azuis e tons de cinza ajudam na inibição da fome, portanto, evite-os.

A sala de estar é um cômodo à parte: é nele que as pessoas mostram sua verdadeira personalidade. Alguém que ama filmes, séries e novelas, pode optar por tons escurecidos de cinza para remeter a um clima de cinema. Deixamos esse ambiente a seu critério!

Para os quartos, nosso espaço de descanso, cores frias são uma boa pedida. Evite cores vibrantes, pois podem causar agitação. Tons pastéis também cabem muito bem. Caso queira utilizar cores quentes (o que acontece bastante com crianças), use-as na decoração, como almofadas e prateleiras, sem excesso.

Nos banheiros, Branco, bege, creme, cinza, verde e azul claros são boas opções para iluminar o banheiro e deixá-lo aparentemente maior.

Para o escritório/área de estudo, tons de cinza são ótimos devidos à sua neutralidade. Combine-os com madeira/tons amadeirados e uma decoração com tons variados, para estimular o desenvolvimento das atividades. Veja o exemplo:

Tendências de Cores para 2018

Não se esqueça das texturas quando estiver pensando na reformulação dos ambientes, pois são capazes de transformar uma parede…

Como dissemos no começo do post, é tempo de renovação. Escolha novas cores e reinvente o seu lar!

É um grande passo em direção ao novo ano que está por vir e, na hora de escolher os materiais de pintura, Castor é a solução: são 40 anos atuando no ramo, sempre desenvolvendo melhores formas de contribuir com esse imenso universo de cores!



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *