Skip to main content
Renove a decoração de sua casa pintando os tijolos!

Renove a decoração de sua casa pintando os tijolos!

O uso do tijolo na decoração ainda é uma excelente alternativa para quem quer decorar um ambiente, dando um ar descolado e rústico ao mesmo tempo.  Uma parede ou fachada de tijolos pode se tornar um belo complemento na decoração de qualquer ambiente, além de trazer aconchego, charme e personalidade ao espaço.  Veja, no artigo de hoje, como pintá-los da maneira correta para renovar a decoração do local.

Renove a decoração de sua casa pintando os tijolos!

Você pode repaginar de várias formas a parede de tijolos e criar um visual bonito e arrojado, sem perder a graça da textura deste material. Seguem as dicas:

Para manter a cor tradicional

Caso queira manter o tijolo na cor natural, original, aplique pelo menos 2 demãos do produto escolhido: verniz ou impermeabilizante.

Pátina

Pátina, para quem não sabe, é aquela aparência desgastada. Neste caso, a parede é pintada com tinta à base de água e quando seca, a mesma é desbastada com lixa.

Pintando em cor específica

Tem uma cor específica em mente, não quer os tijolos em sua cor tradicional e nem em pátina? Não tem problema, você pode pintá-los da cor que quiser. Veja duas opções de como fazer isto abaixo:

Opção 1 – Aplique uma tinta do tipo Látex PVA ou Acrílica, que tem excelente fixação e, quando seca, valoriza ainda mais a textura natural dos tijolinhos. Além disso, este tipo de tinta permite que a umidade evapore da superfície dos tijolos, evitando o aparecimento de mofo.

Opção 2 – Use esmaltes sintéticos que garantem um acabamento mais intenso e tem, na maioria das vezes, ação impermeabilizante.

Pintura caiada

A pintura com a cal hidratada é ótima. Proporciona uma cobertura leve com aparência rústica, dando ao ambiente um ar de simplicidade e leveza.

Normalmente esta tinta deve ser previamente preparada. Mas se você não tiver prática, há também boas opções prontas para uso no mercado que garantem durabilidade, proteção e aderência que você quer ter no resultado da pintura.

Frisado ou destacando as juntas  

Entre os tijolos, com outra cor, fazendo com que os tijolos fiquem mais ainda em evidência. Neste caso, o ideal é usar uma trincha estreita para obter melhor acabamento.  Obs: Escolha a cor das juntas com cuidado, pois uma combinação entre a cor dos tijolos e das juntas muito distante pode prejudicar o resultado final.

E, antes de começar a pintura:

Seja lá qual for o estilo escolhido, fique por dentro de mais algumas dicas fundamentais para que o resultado fique do jeito que você sonhou!

– Proteja o chão com papelão e isole toda a área que não será pintada;

– Limpe a parede de tijolos com escovinha, pano seco e se necessário passe um aspirador de pó;

– Aplique um primer que vai garantir melhor aderência da tinta aplicada e acabamento mais bonito. Como a superfície é levemente áspera, você pode usar os rolos para pintura da Castor com altura de pelo mais alta como o Master, Microfibra Plus e outros que proporcionam excelente cobertura e acabamento.

– Para os frisos, complemente a aplicação com as trinchas de cerdas pretas ou gris.

Repaginar a decoração de sua casa, investindo em novas cores/acabamento para a parede de tijolos pode ser uma saída e tanto. O custo-benefício é ótimo e o visual do ambiente continua descolado!

Aproveite e leia também: Descubra as sensações que as cores podem passar



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *