Skip to main content
Fita Crepe na pintura

Fita Crepe: Efeitos decorativos criativos e recortes de pinturas perfeitos!

Fita Crepe na pintura

A fita crepe é uma grande aliada na realização de pinturas de maneira geral. Com a fita protegemos ferragens, rodapés, esquadrias, portas e dividimos com precisão tetos e paredes.

Com ela podemos criar efeitos decorativos listrados, quadriculados, outras formas geométricas e mudar a percepção do espaço. Por exemplo: um ambiente pintado com listras horizontais pode parecer mais amplo. Por outro lado, listras verticais tendem a a dar a impressão que o local é mais alto!

Dicas para o bom uso da fita crepe

É preciso que a fita crepe seja resistente mas com baixa aderência para que, na hora de ser removida, não danifique o local.

Além das comuns – que têm uma leve cor bege – pode-se encontrar outro tipo, na cor azul, especialmente fabricada para este fim.

Usando a fita crepe na pintura

A largura vai depender da área onde será colada. Tanto no começo quanto no final da colagem é recomendado que se deixe sempre uma ponta de 5 cm para facilitar sua remoção posterior.

Antes de colocar a fita crepe, limpe a superfície. Remova principalmente os resíduos de pó que podem impedir uma perfeita aderência.

Evite esticar demais a fita crepe para que ela não arrebente. Pressione a fita de maneira que fique totalmente colada, com as margens bem seladas e definidas, para que a tinta não escorra por baixo.

Retire a fita crepe somente depois que a tinta estiver completamente seca.

Com o auxílio de um estilete, recorte a fina camada que tenha ficado entre a tinta da parede e a fita, e puxe bem devagar.

Decorando o ambiente com listras horizontais, verticais ou diagonais

Resultado final da pintura com fita crepe

Antes de mais nada, decida sobre as cores das faixas, suas larguras (que podem ser diferentes) e se a cor da superfície a ser pintada deve ser mantida ou trocada.

Deixe a parede bem limpa e faça as marcações com régua e lápis. Aplique a fita adesiva.

Se for utilizar 2 ou mais cores nas faixas, comece sempre com a mais clara. Aplique 2 demãos e deixe secar completamente para avaliar o resultado e começar a retirar a fita.

Se a tinta borrou ou lascou neste processo, corrija com o uso de uma trincha (Linkar com artigo já postado sobre trinchas).

Prontinho. Seguindo essas dicas suas listras vão ficar com acabamento perfeito e bem retinho, renovando completamente a parede e o ambiente. Leia também Como usar cores escuras sem deixar o ambiente pesado?  

Aproveite e visite o site da castor para encontrar soluções completas de pintura!



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *