Skip to main content
rolos de pintura para pintar parede

Quais são os cuidados necessários com as ferramentas para pintura?

Rolos e trinchas, assim como outras ferramentas, se não forem devidamente limpas e conservadas podem apresentar o desgaste prematuro. É por isso que a Castor separou algumas dicas e cuidados necessários que você deve ter com suas ferramentas para pintura. Confira neste artigo!

rolos de pintura para pintar parede

Apenas água basta?

Geralmente, lavar as trinchas e rolos em água corrente logo após seu uso funciona muito bem, mas existem alguns tipos de tinta que são resistentes à água, por isso os resíduos começam a acumular no produto com o passar do tempo, o que acaba interferindo na absorção de tinta nas cerdas das trinchas e na manta do rolo, prejudicando o desempenho e funcionalidade das ferramentas para pintura.

Como limpar trinchas de pintura com tintas à base de água

  • Caso você não queira realizar a limpeza imediatamente após o uso, deixe as trinchas de molho em uma bacia com água até o momento da limpeza;
  • Enxague as trinchas com água fria até remover a tinta;
  • Misture detergente e água quente em um recipiente próprio;
  • Mergulhe as trinchas nessa mistura e deixe-as de molho por alguns minutos. Antes de passar para o próximo passo, massageie as cerdas delicadamente até constatar que não há mais resíduos de tinta saindo da trincha;
  • Enxague os pincéis novamente e coloque-os para secar.

Como limpar trinchas de pintura com tintas à base de óleo e à base de solvente

Nesse caso, basta executar os mesmos procedimentos realizados para limpar trinchas com tintas à base de água, acrescentando os seguintes passos:

  • Insira uma pequena quantidade de solvente ou removedor de tinta na mistura de água quente com detergente;
  • Mexa as trinchas contra o fundo do pote em movimentos circulares para a tinta se soltar das cerdas gradualmente. Não se esqueça de usar luvas durante a manipulação, pois os solventes de tinta são soluções abrasivas que podem machucar a pele das mãos ou causar irritação;
  • Enxague e coloque os pincéis para secar.

Como limpar rolos de pintura

Os rolos são ferramentas para pintura um pouco mais complexas de se limpar do que as trinchas, mas calma! Seguindo os passos abaixo você terá sucesso:

  • Separe alguns jornais e comece esfregando o rolo neles para retirar o excesso de tinta;
  • Misture água morna com detergente dentro de um balde, grande o suficiente para mergulhar o rolo por completo (para ficar mais fácil, retire o suporte do rolo);
  • Após alguns minutos, “esprema” o rolo repetidamente com as mãos até ele parar de soltar tinta;
  • Retire todo o excesso de água do rolo, pode ser espremendo ou girando-o rapidamente (utilize um óculos de proteção para que não respingue nos olhos), e coloque-o para secar.

Com essas dicas, você garantirá que suas ferramentas para pintura durem muito mais. Continue acompanhando o blog da Castor para saber mais dicas e ficar por dentro de todas as novidades!

 



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *