Skip to main content
Pintar Azulejos

Dê uma cara nova ao azulejo de seu banheiro sem gastar muito!

Quando a gente pensa em mudar a aparência do banheiro trocando os azulejos, a primeira imagem que vem à cabeça é a quebradeira, poeira e a sujeira que vai vir pela frente (além dos gastos com os próprios azulejos novos). Mas existe uma forma simples, prática e mais econômica que pode garantir um resultado lindo e um novo visual para este tipo de ambiente: a pintura dos azulejos.

Azulejo no banheiro

Pintar os azulejos, além de renovar o ambiente, também esconde as marcas do tempo e põe um fim àquelas estampas que você já está enjoado. Aaah, vale dizer que isso não se aplica apenas ao banheiro, caso queira usar essa técnica em azulejos da cozinha ou de outra parte da casa, vá fundo!

Agora vamos aos finalmentes:

Como pintar azulejos?

O primeiro passo é decidir qual tinta que você quer usar. Existem muitas opções com características importantes quanto à aplicação e resultado final. Uma delas, mais conhecida e utilizada, é a pintura com tinta epóxi.

Ela pode ser encontrada com formulação à base de água ou a base de solventes. A primeira é mais fácil de preparar, principalmente se você não tem muita experiência e faz parte da turma do “faça você mesmo”. Por ser solúvel em água, agride menos a natureza e se encaixa nos grupos de produtos ecologicamente corretos.

Já a segunda, à base de solventes, tem preparo um pouco mais complexo. Por ser bicomponente (ou seja, vem em duas embalagens, uma contendo a resina epóxi e a outra um agente para misturar), requer maior cuidado e habilidade em seu preparo e aplicação.

Mas não se preocupe: o segredo está em preparar a tinta com as dosagens corretas indicadas pelo fabricante. Desta maneira, a tinta epóxi fará com que o acabamento da pintura tenha um aspecto de filme plástico brilhante, impermeável e resistente à abrasão.  A mistura com o catalisador irá garantir maior resistência e durabilidade da pintura, além de destacar sua cor e brilho.

Passo a Passo para pintá-los corretamente

Para começar, lave bem os azulejos eliminando qualquer sujeira e deixe secar por completo.

Conte com a ajuda de uma boa esponja, água morna e, se as paredes estiverem muito engorduradas, recomendamos o uso de cloro nesta limpeza.
O mesmo cuidado deve ser dado aos rejuntes, que deverão ser limpos com a ajuda de uma escova de cerdas mais rígidas.

Limpando azulejos para pintura

O banheiro costuma ser uma região bem úmida, devido a quantidade de água diária que passa por ali, então certifique-se que a secagem ocorreu 100%.

Feito isso, você já está livre para a primeira demão. Após, aguarde a secagem completa mais uma vez e repita o processo de pintura, para garantir o brilho característico final.

O seu banheiro possui mofo, trincas ou problemas desse tipo? Se sim, é bom resolvê-los antes de começar a pintar. Veja o nosso artigo sobre o tema e combata de uma vez por todas esses empecilhos.

Voltando ao assunto central desse post, os rolos de pintura mais indicados para este tipo de aplicação são os de lã com a manta bem baixinha, porque assim a tinta não fica encharcada no rolo e a pintura mantém-se mais uniforme, mesmo considerando a viscosidade da tinta epóxi.

Conheça o Rolo Mix Castor, recomendado para pintura de azulejos.

Já para a pintura de cantos, detalhes e superfícies menores, o acabamento fica impecável quando feito com pincéis de cerdas brancas que são bem macias e evitam que a pintura fique estriada. Nesse caso, recomendamos a Trincha 630 Castor.

Seguindo todas essas dicas, o seu banheiro vai ganhar uma nova cara economizando muito mais do que se fosse trocar os azulejos. Gostou do artigo? Inscreva-se em nosso blog para receber mais conteúdos sobre decoração, pintura e afins!



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *