Skip to main content
mãos de um homem usando rolo de pintura

Como economizar tinta na hora de pintar a casa?

Na hora de renovar a decoração da casa, a primeira opção da maioria das pessoas é investir na pintura das paredes. Nessa hora, algumas dúvidas e preocupações podem surgir, como a quantidade de tinta necessária para conseguir um acabamento perfeito de toda a superfície. Neste artigo você aprenderá alguns truques de como economizar tinta fazendo com que ela renda mais. Continue a leitura!

mãos de um homem usando rolo de pintura
*Imagem meramente ilustrativa

A importância do cálculo da superfície a ser pintada

Antes de qualquer coisa, você deve medir as paredes que serão pintadas para calcular a quantidade necessária e saber como economizar tinta:

Para isso, você precisará apenas de trena, calculadora e seguir os passos abaixo:

  • Meça o comprimento e altura da parede em metros;
  • Multiplique a altura da parede pelo seu comprimento. O resultado é a metragem quadrada da parede;
  • Faça essa mesma medição e cálculo nas janelas e/ou portas que fazem parte da parede que será pintada;
  • Subtraia a metragem quadrada das janelas e/ou portas da metragem quadrada total da parede, o resultado é a metragem final da superfície que será pintada.

Fique atento: a metragem da superfície a ser pintada deve ser multiplicada pelo número de demãos que serão necessárias para cobrir toda a área. A maioria dos fabricantes de tinta indica no rótulo a área que aquela quantidade de produto cobre. Mas lembre-se de sempre pedir auxílio ao vendedor caso tenha dúvidas, pois ele te ajudará a comprar a quantidade que você precisa para sua obra.

 Use um selador ou fundo preparador de parede

Geralmente, as paredes tendem a possuir resíduos em sua superfície, principalmente paredes recém rebocadas (as quais são consideradas “novas”), que costumam ter alta absorção e/ou absorção irregular de tinta, características que resultam em um acabamento manchado e/ou na diminuição da fixação da tinta. Portanto, recomendamos a aplicação de produtos específicos para preparar a superfície da parede, como seladores ou fundo preparador, visando evitar o desperdício e ver na prática como economizar tinta.

Fique atento: há algumas diferenças entre selador e fundo preparador que devem ser consideradas no momento de escolher a opção ideal. Converse com o vendedor para ele explicar detalhes sobre a parede que será pintada e considere a melhor opção indicada para sua necessidade.

Escolha as ferramentas para pintura mais indicadas

Os materiais utilizados para pintar a parede influenciam diretamente no rendimento da tinta e no resultado do acabamento. Veja alguns detalhes que você precisa se atentar no momento da escolha:

Rolos para pintura: os rolos para pintura são indicados para pintar grandes áreas, como é o caso das paredes, sendo que cada opção é ideal para um tipo específico de parede e tinta utilizada.

Em Qual o melhor rolo para pintura a Castor separou algumas dicas para você acertar na escolha, não deixe de conferir.

Trinchas para pintura: estas ferramentas impactam diretamente na qualidade e resultado final da pintura, por isso é necessário utilizar a ferramenta correta para cada especificação, pois este cuidado ajuda a evitar o desperdício de tinta e realizar um processo de acabamento perfeito. Em Trinchas: como escolher corretamente e muito mais você conhece as características de cada produto e suas indicações de uso.

mão pintando parede vermelha
*Imagem meramente ilustrativa

De olho na tinta

Na hora de comprar a tinta para pintar a parede, fique atento na qualidade. Geralmente, tintas com preços muito baixos possuem uma qualidade duvidosa, que consequentemente não alcançam os resultados esperados sem utilizar, pelo menos, o dobro de produto que seria necessário ao adquirir uma boa tinta. Sendo assim, pesquise bastante e escolha uma boa marca (peça auxílio ao vendedor se tiver dúvidas), uma vez que garantir a tinta adequada, além de entregar um maior rendimento, também evitará problemas, como desbotamento precoce, manchas, descascamento, entre outros.

Gostou dessas dicas de como economizar tinta? Então continue acompanhando o blog da Castor para ficar sempre por dentro das tendências e novidades do segmento!

 

Fontes: www.foxlux.com.br | www.clubedastintas.com



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *