Skip to main content
Pintando Madeira

Se for pintar madeira, não deixe de ter estes cuidados!

Com certeza existem dezenas de tutoriais dando dicas de como se deve pintar madeira. Mas queremos destacar aqui os cuidados principais para que o resultado seja o melhor possível. Veja aqui o que não pode deixar de ser feito!

Pintando Madeira

As peças e objetos de madeira são excelentes na decoração: modernos e versáteis, agregam qualidades em qualquer ambiente. E para renová-los, basta uma pintura bem feita. Veja a seguir os cuidados que você deve ter para pintar a madeira e obter um acabamento final excelente:

Certifique-se de lixar a peça primeiro

Esta fase é muito importante e pode garantir que o resultado final seja perfeito.

Há muitos primers e tintas que dispensam o lixamento, mas, para que a madeira fique preparada para receber tinta, ela deve estar com acabamento liso e uniforme. Então cuidado para não forçar muito o lixamento e acabar riscando ou desbastando demais a madeira.

Peça de Madeira

Limpe a Peça

Não deixe nenhum tipo de resíduo na madeira. Passe uma escovinha macia para tirar o pó e limpe tudo com um pano levemente úmido, que não solte fiapos.

Pintar Madeira

Aplique um Primer Antes da Pintura

Ele é fundamental para deixar a pintura mais uniforme e intensa. Além disso, irá proteger e fazer com que a tinta se fixe mais rapidamente na madeira. O primer pode ser encontrado à base de óleo ou látex. Antes de adquirir, defina se a peça ficará exposta ou não ao ar livre para escolher o produto mais adequado.

Cuidados com a Pintura

Entre uma camada e outra de tinta, espere pelo menos de 4 a 6 horas para que a tinta seque totalmente.  Depois da primeira demão, ainda é possível que você tenha que fazer mais algum ajuste com lixa e limpeza. Se não for o caso, certifique-se que nenhum tipo de sujeira ou pó caiu sobre a peça.

Pintar Madeira

Use ferramentas de qualidade!

A Castor tem em sua linha de produtos trinchas e rolos de espuma poliéster e de pelo super baixo para pintura seja com primer, óleo, esmalte ou látex.

As cerdas brancas são as mais indicadas para vernizes e esmaltes porque são extremamente macias e não deixam riscos durante a aplicação.

O rolos de espuma poliéster são bem macios e podem ser usados com qualquer tipo de tinta pois são resistentes aos solventes.

Já os rolos de lã, com fios super curtos são os indicados para este tipo de pintura porque estendem bem a tinta, sem formar manchas ou bolhas!

Escolha da Tinta para pintar com trincha ou rolinho.

Para se pintar madeira, as tintas mais procuradas são as tintas látex, à base de água, os esmaltes ou ainda os vernizes com acabamento fosco ou com brilho.

A tinta látex é muito utilizada em artesanato. Caso seja usada em moveis, precisará da cobertura de algum verniz para protegê-la da umidade e luz do sol. Teste em um pedaço antes para saber se as tintas são compatíveis e não vão manchar.

Os esmaltes e vernizes fixam melhor na madeira e garantem impermeabilidade. O acabamento pode ficar com o de madeira natural, ou nas diversas cores oferecidas no mercado!

Esses foram os cuidados que você deve ter na hora de pintar qualquer item de madeira. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo!



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *