Skip to main content
mulher-em-escada-pintando-parede

Conheça 3 técnicas de pintura imperdíveis para a decoração da sua casa

Pensando em repaginar o visual da sua casa? Então conheça neste artigo algumas técnicas de pintura em paredes para dar uma nova cara para os ambientes e sair da mesmice. Continue a leitura!

mulher-em-escada-pintando-parede

Definitivamente, a melhor forma de mudar um ambiente é pintando as paredes (ou apenas uma delas), isso porque uma nova cor tem o poder de transformar tanto a percepção que se tem dentro de um cômodo, quanto a atmosfera que ele transmite. Sendo assim, antes de colocar a mão na massa e comprar os materiais e ferramentas para pintura, conheça três tipos de técnicas de pintura em parede que você mesmo pode facilmente aplicar em sua casa:

Estêncil

A pintura com estêncil é uma técnica que tem ganhado cada vez mais popularidade devido ao seu efeito personalizado, pois essa técnica é realizada com a utilização de um molde vazado, que pode possuir uma grande variedade de desenhos das mais diversas formas, de acordo com a vontade da pessoa. Para aplicar esse tipo de pintura, primeiramente você precisará planejar qual resultado pretende alcançar e adquirir um molde que se encaixe nesse objetivo, que você mesmo pode produzir ou comprar pronto em lojas especializadas.

Definido qual molde você irá estampar em sua parede, escolha as tintas de sua preferência e aplique-as com o auxílio de um rolo para pintura e trincha para acabamento, como você confere no artigo Aprenda a pintar paredes corretamente.

 

parede-com-estêncil
Imagem: Reprodução Dicas da Antenada e Reciclada

Aquarela

O efeito aquarela é uma técnica livre e espontânea que utiliza uma mistura de tinta com água para criar “manchas” em degradê, que podem ser monocromáticas ou conter uma mistura de tons. Para realizar a aquarela em paredes, existem produtos específicos a venda no mercado, mas você pode fazer a sua tinta para aplicação usando uma base de 1:2:1/2 (um copo de tinta colorida, dois de tinta branca e meio copo de água). O indicado nesta técnica é que o fundo seja pintado com a cor branca, para que os efeitos ganhem destaque e suas cores fiquem em evidência.

parede-aquarela

parede-aquarela
Imagens: Reprodução Você Precisa Decor

 

Listrado

A pintura listrada cria um efeito muito interessante nas paredes e só demanda a utilização de duas cores de tinta diferentes. Primeiramente, você deverá aplicar uma das cores escolhidas em toda a superfície da parede desejada com o auxílio de um rolo para pintura (caso a textura da superfície da parede seja lisa ou semirrugosa, a Castor indica o rolo de lã Master para aplicação), como se fosse um plano de fundo e esperar secar.

Logo após, será necessário medir a largura da parede para determinar a quantidade de listras desejadas e passar uma fita crepe nas extremidades predeterminadas das listras.

aplicação-de-listra-em-parede

 

Depois, é só passar a segunda cor de tinta na área delimitada pelas fitas para ser uma listra com uma trincha para pintura adequada (dica Castor: a trincha de cerdas sintéticas é ideal para qualquer tipo de superfície).

aplicação-de-listra-em-parede

Por último, remova as fitas adesivas (antes da tinta secar completamente para evitar danos à pintura com partes descascadas) e contemple o resultado final!

 

parede-listrada
Imagens: Reprodução / NUR NOCH

A Castor pode te ajudar a fazer essas técnicas de pintura em parede com efeitos incríveis através da nossa linha completa de ferramentas para pintura exclusivas para você conquistar o melhor acabamento com zero desperdício de tinta e tudo a um clique de distância, através da Loja Oficial Castor . Aproveite!

Confira as ferramentas utilizadas neste passo a passo:

 



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *